Escultura na Grécia e Roma antiga:
Grécia:
Durante esta época, todas as mudanças operadas na escultura orientavam-se para uma aproximação do realismo, tanto no movimento e na expressão como no que diz respeito aos temas.Os artistas tentaram representar todas as formas do movimento do corpo humano, assim como captar e representar as emoções e os sentimentos.
As três orientações estilísticas da época podem ser resumidas na modelagem delicada,com expressões serenas, típica de Alexandria, no estilo vigoroso e contrastado, com expressões dramáticas de emoção, próprias de Pérgamo e, finalmente, no estilo mais tradicional e acadêmico, já estabelecido no período precedente, como é o caso do estilo escultórico desenvolvido em Atenas (Vênus de Milo).
As esculturas estáticas constituíram uma das amostras mais significativas da estatuária do período arcaico grego. Busto de Péricles.
Roma:
Como no resto das manifestações artísticas, os romanos partiram das bases estabelecidas pela tradição plástica grega para definir as características da escultura romana, criando os seus próprios recursos e modelos.
Herdeira da tradição grega, a escultura da época imperial romana caracterizou-se pela idealização das personagens retratadas. Busto de mulher
Fonte:Enciclopédia Barsa Universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário